Nossa
missão é
somar sempre
As ferramentas gerenciais mais utilizadas pelas empresas no mundo em 2011
Uma pesquisa feita pela consultoria Bain & Company busca saber e entender mais sobre as ferramentas gerenciais mais utilizadas e com maior satisfação pelos executivos de diversas empresas pelo mundo, estabelecendo um ranking das 10 mais utilizadas além
Ferramentas gerenciais são extremamente importantes para um melhor gerenciamento empresarial na busca por resolução de problemas, aumentos de receita, redução de despesas e inovação. Bem utilizadas elas podem trazer benefícios como apoio dentro de um sistema de gestão.
Abaixo segue o top 10 das ferramentas gerenciais 2011
1. Benchmarking
2. Planejamento Estratégico
3. Declarações de Missão e Visão4. Gestão do Relacionamento com o Cliente5. Terceirização6. Balanced Scorecard
7. Gestão da Mudança
8. Competências Centrais (empate com gestão de mudança)
9. Alianças Estratégicas
10. Segmentação de Clientes
A pesquisa apresenta algumas conclusões interessantes. Ao longo dos anos (a pesquisa acontece desde 1993) percebeu-se que em momentos de recessão econômica as ferramentas gerenciais são cortadas e seu uso é bastante diminuído pelas empresas. Também ocorre um aumento do uso de ferramentas específicas como downsizing, fusão e aquisição e terceirização, sendo a primeira a que possui a menor satisfação de uso pelos executivos de todas as 25 ferramentas citadas na pesquisa.
Observa-se também que três ferramentas são as mais utilizadas não importa em que momento econômico os países se encontrem: benchmarking, planejamento estratégico e declarações de missão e visão.
Há também a classificação das 10 ferramentas por satisfação dos usuários:
1. Planejamento Estratégico
2. Declarações de Missão e Visão
3. Gestão pela Qualidade Total4. Segmentação de Clientes
5. Alianças Estratégicas
6. Gestão do Relacionamento com o Cliente
7. Gestão da Lealdade e Satisfação
8. Balanced Scorecard
9. Competências Centrais
10. Gestão de Supply Chain
Algumas outras curiosidades sobre a pesquisa: Companhias dos setores de produtos de consumo, farmácia e biotecnologia, alimentação e bebidas e químicos e metal são as que mais utilizam ferramentas gerenciais; Empresas maiores utilizam mais ferramentas que as menores; Empresas da América do Norte são as mais que mais utilizam todas as ferramentas enquanto as latina americanas são forte usuárias do planejamento estratégico.
Importante observar que não há estudos conclusivos que permitam afirmar que empresas que usam ferramentas gerenciais (qualquer que sejam) apresentam maior lucratividade das não usuárias. O que se pode afirmar é que as ferramentas gerenciais devem ser utilizadas como apoio e meio dentro de um sistema de gestão bem estruturado e padronizado em uma organização.