Nossa
missão é
somar sempre
Economia brasileira avança 0,7% em janeiro, aponta indicador da Serasa
No setor de serviços, o crescimento foi de 0,5%, enquanto o setor agropecuário não apontou avanço.
A economia brasileira iniciou o ano apontando aceleração, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica – PIB (Produto Interno Bruto) Mensal. O indicador registrou elevação mensal de 0,7% em janeiro, na série com ajustes sazonais, taxa superior aos 0,4% de novembro de 2011 e aos 0,5% de dezembro também do ano passado.
“Na comparação com o primeiro mês do ano passado, houve crescimento de 2,6% da atividade econômica, taxa ainda um pouco abaixo daquela verificada ao longo de todo o ano de 2011: crescimento de 2,7%”, disse o relatório da Serasa.
Setores
Segundo o documento, o setor industrial foi o maior responsável pela expansão da atividade econômica em janeiro, crescendo 0,7% em relação ao mês anterior. No setor de serviços, o crescimento foi de 0,5%, enquanto o setor agropecuário não apontou avanço.
“Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo, tanto das famílias, com alta de 0,9%, quanto do Governo, com crescimento de 1,9%, impulsionou a atividade econômica em janeiro. Já os investimentos, recuando 4,0% no primeiro mês do ano, pesou negativamente sobre o desempenho da economia brasileira em janeiro”, disse o relatório do indicador.
Por fim, ainda no quesito de contribuições negativas para o crescimento da atividade econômica, destaque para o setor externo, cujas exportações recuaram 7,6% e as importações avançaram 1,6%.