Nossa
missão é
somar sempre

Pequenas empresas inovadoras buscam ampliar mercado

Na Apas 2011, maior evento de supermercados do País, estande do Sebrae abre espaço para criadores de produtos diferenciados à procura de oportunidades

Autor: Beth MathiasFonte: Portal Sebrae

 Uma panela de alumínio com pelo menos dez anos de garantia no cabo, um espumante engarrafado em 350 ml e um semi-reboque para motocicletas que transporta até oito caixas grandes. Estas são algumas das novidades no estande do Sebrae na Apas 2011, maior feira do setor supermercadista do País. O evento segue até esta quinta-feira (12), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para Manoel Cardoso, da Real Panelas (DF), a participação na feira ajuda a empresa a prospectar novos negócios e a entrar em contato com representantes no Norte e Sul. “Já conseguimos conversar com muitas pessoas interessadas e logo estaremos com operações nessas regiões. Essa é a oportunidade de sairmos da toca”, brinca. A Real Panela fabrica seus produtos há 17 anos com uma tecnologia que evita acúmulo de sujeira.

Outra empresa que também procura representantes comerciais é a Motopam, de Ariquemes (RO). Fabricante de semi-reboques para motocicletas, vende para o Brasil inteiro, mas quer baixar seu custo de frete. “Precisamos de distribuidores em todas as regiões”, avisa Marcos de Souza, gerente comercial da Motopam. O produto é um dos mais concorridos no estande do Sebrae. Isso porque se destina principalmente aos supermercados que fazem entrega. Mais de 20 unidades já foram vendidas.

O português João Santos, diretor da Rio Sol, de Petrolina (PE), traz à feira o vinho espumante em garrafa de vidro de 350 ml. “Aliamos a tecnologia do vinho à da cerveja. Nosso objetivo é massificar o consumo do espumante. As pessoas gostam de tomar um espumante, mas os bares não querem vender porque precisam de taças e de outros componentes”, explica Santos. A vinícola, localizada no Vale do São Francisco, emprega 150 pessoas e exporta para Estados Unidos, Europa e Canadá. Também recebe turistas de todo o Brasil, que querem conhecer a fabricação e a qualidade dos vinhos.

Oportunidades

O estande do Sebrae abriga 46 empresas de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo apoiadas pelo projeto Comércio Brasil. “Nosso objetivo na feira é aproximar as pequenas empresas do canal supermercadista”, diz Eraldo dos Santos, da área de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae.

O Comércio Brasil integra uma rede interestadual de consultores, chamada Rede de Agentes de Mercado, profissionais credenciados e treinados pelo Sebrae que identificam novas oportunidades de negócio em praticamente todo território brasileiro. O projeto existe em 24 estados e atende 1.787 empresas de 43 segmentos de comércio e serviços, indústria e agronegócios. O Comércio Brasil movimentou em 2010 mais de R$ 50 milhões.